A 3DWatt traz para você 10 dicas importantes para começar a economizar já.
A necessidade do uso racional e Economia de Energia Elétrica envolve não somente questões de custos, mas também de nossas interações com a sociedade e com o planeta.
Ao economizarmos energia elétrica, contribuímos com a sustentabilidade de nossa matriz energética ameaçada por crises hídricas e, adicionalmente, podemos economizar um bom dinheiro, pois a conta de energia elétrica geralmente representa um custo relevante no orçamento.
Seja você um consumidor residencial, comercial ou até mesmo rural, sempre haverá possibilidade de otimizar o seu consumo de energia e as finanças, com ações simples e que muitas vezes, requerem zero investimento. A 3DWatt traz para você 10 dicas importantes para começar a economizar já.
Dica número 1: Modernize sua iluminação
Pode não ser novidade, mas não deixe para depois a substituição de suas lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED. Elas consomem até 30% menos.
Vai construir ou reformar? Considere investir em cores claras na pintura e usar a iluminação natural a seu favor com telhas translúcidas, janelas maiores, etc. Afinal, a luz do dia é grátis.
Dica número 2: Cuidados com seu condicionador de ar
Pesquisas mostram que a maioria das pessoas se sente confortável entre 20 oC e 25 oC. Não cometa o equívoco de ajustar a temperatura em 17 oC. O aparelho não irá resfriar o local mais rápido, mas sim consumirá mais energia ao ter que trabalhar muito para tentar buscar a temperatura selecionada e, dependendo da diferença de temperatura entre os ambientes interno e externo, a elevada carga térmica sobrecarregará seu aparelho e principalmente sua conta de energia.
A manutenção do condicionador de ar incluindo a limpeza dos filtros, contribui para a melhor passagem do ar pelo equipamento melhorando também a taxa de retirada de calor do ambiente.
Vai trocar de aparelho ou climatizar um novo ambiente? Escolha adequadamente a capacidade do aparelho e o local de instalação com o auxílio de um técnico e dê preferência aos modelos INVERTER que são muito mais econômicos do que os que não possuem essa tecnologia.
Dica número 3: Equipamentos em "Stand-by" também consomem energia
Aparelhos que permanecem ligados na tomada no "modo de espera" ou "stand-by" como por exemplo carregadores de celular, computadores, forno micro-ondas e outros também consomem emergia e são responsáveis por uma parcela relevante de sus conta de energia elétrica. Adicionalmente, se seu celular demora em torno de 2 horas para carregar e você o colocar para carregar todos os dias antes de dormir, com 7 horas de sono por noite você certamente estará gastando mais energia que o necessário.
Dica número 4: Cuidados com a sua geladeira
Mantenha sua geladeira afastada da parede pelo menos 10cm e escolha um local protegido dos raios solares e afastado de fontes de calor como por exemplo o fogão.
Espere os alimentos quentes esfriarem para então guardá-los na geladeira, assim, será necessário menos energia para manter a temperatura.
Verifique sempre as condições das borrachas de vedação de sua geladeira, caso elas não garantam uma boa vedação, sua geladeira trabalhará mais para a manter a temperatura interna e dessa forma consumirá muito mais energia.
Evite abrir a geladeira "para pensar" no que quer lá dentro. Esse hábito é bem mais comum do que você imagina e da mesma forma tem seu impacto na conta de energia menosprezado.
Se a sua região tem as 4 estações do ano bem definidas, que tal ajustar adequadamente o termostato de sua geladeira? No inverno ele não precisa ficar no máximo.
Dica número 5: Produza sua própria energia elétrica
Essa, além de ser uma boa dica, é uma grande tendência na modernização de nossa relação com a energia elétrica: a descentralização da geração elétrica e a criação do agente Prosumidor, aquele que não somente consome, mas também produz energia elétrica em sua unidade consumidora.
Dependendo do seu consumo e da tarifa de energia que você paga, a instalação de um sistema fotovoltaico (Módulos Solares) pode ser algo bastante viável e que irá reduzir a sua conta mensal de energia a patamares mínimos. Dependendo do caso, o retorno do investimento em sistemas fotovoltaicos residenciais costuma ocorrer em torno de 5 anos. No site da 3DWatt você encontra um simulador onde pode estimar a potência e o custo do seu sistema fotovoltaico. Vale ressaltar que os módulos fotovoltaicos modernos têm geração garantida de 25 anos.
Dica número 6: O Famigerado chuveiro elétrico
Essa dica é simples. Se você usa um chuveiro elétrico, aconselhamos não aproveitar o conforto do banho quente para refletir, colocar as ideias no lugar ou qualquer outra coisa que lhe tire do foco de um banho rápido e eficiente.
Vai fazer uma instalação nova? Certifique-se de ter todo o suporte técnico necessário para uma instalação adequada ao chuveiro elétrico. Uma instalação inadequada, pode significar um aumento absurdo no consumo de energia elétrica além colocar em risco a sua segurança e a de sua família.
Dica número 7: Aprenda a escolher seus eletrodomésticos
Na hora de escolher seu novo eletrodoméstico, procure sempre pelas etiquetas do INMETRO do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) e pelo selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).
Além de contribuir para o consumo sustentável de energia, você também vai economizar no consumo garantindo a melhor escolha no longo prazo.
A partir de ensaios em laboratórios, PBE determina os índices de consumo e desempenho de cada equipamento com uma classificação que podem ir da letra A sendo a mais eficiente, até a letra G sendo a menos eficiente. Os equipamentos que atingem bons índices são contemplados com o selo PROCEL de Economia de Energia.
O Selo PROCEL tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra. Quer fazer uma pesquisa prévia antes de ir às lojas? Você pode consultar as tabelas com todos os equipamentos contemplados como Selo de Economia de Energia diretamente do site do Procel.
Dica 8: Otimize o uso da máquina de lavar e do ferro de passar roupas
Como equipamentos de consumo relevante de energia elétrica, a máquina de lavar e o ferro elétrico de passar roupas não poderiam ficar de fora de nossa lista de dicas. Certifique-se de que está lavando a maior quantidade de roupa possível de uma só vez de acordo com a capacidade de sua máquina. Considere estender as roupas em cabides no varal ou de outras formas que possam facilitar a passagem com o ferro elétrico. Buscar acumular as roupas para passar de uma só vez e ter bastante atenção com a regulagem do ferro elétrico de acordo com o tecido também são boas dicas para que você use a energia com eficiência e economize na fatura.
Dica 9: Sensores, temporizadores e outras automações
Além das diversas opções específicas, algumas soluções de controle do tempo de uso de um equipamento, já vêm prontas para uso na palma da sua mão. Esse é o caso da tão esquecida função timer dos condicionadores de ar e televisão e que pode ser muito útil na hora de dormir.
Se você considera investir em uma instalação moderna, identifique os ambientes onde pode optar pelos sensores de presença para o acionamento da iluminação. Variadores de luminosidade (Dimmer) também podem ajudar a economizar, pois permitirão regular a potência e intensidade da luz em ambientes como salas e quartos, o que pode ser bastante interessante para seu conforto e para o seu bolso.
Dica 10. Mude e incentive a mudança
Se você não mora só ou não é o único a frequentar um determinado ambiente, tenha em mente que economizar energia elétrica muitas vezes mudança de hábito e um trabalho de equipe nesse sentido. Isso vale não só para as dicas acima, mas também para desperdícios bem mais óbvios como, por exemplo, aquela televisão ligada na sala vazia. Dito isso, ao perceber o sucesso das ações e a redução da conta de energia, não se esqueça de comemorar. Quem sabe uma Pizza?
Fontes:
Dicas e Orientações (enel.com.br)
Inmetro - Programa Brasileiro de Etiquetagem